top of page

Tempo: Chuvas fracas retornam nesta 6ª feira para áreas do Centro-Oeste sem chuvas há 100 dias.

A previsão do tempo aponta para o retorno de chuvas, ainda que fracas, sobre áreas da região Centro-Oeste do Brasil. As capitais Cuiabá (MT), Goiânia (GO) e proximidades, por exemplo, estão sem chuvas desde maio. Instabilidades já são vistas em imagens de satélite da região.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê que esta sexta-feira (23) deve ser um dia parcialmente nublado a nublado sobre áreas da região Centro-Oeste e com chuvas isoladas em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Outras localidades não devem ter precipitações no dia.


Apesar do tempo mais fechado, as máximas ainda podem atingir os 39ºC em áreas da região Centro-Oeste. A umidade mínima fica em 15% e a máxima em 95%. Se ocorrerem, as chuvas sobre áreas de Centro-Oeste do país devem ser tão fracas que nem aparecem no modelo de precipitação acumulada 24 horas.


"Apenas nos parâmetros do modelo Cosmo de cobertura de nuvens totais, é possível ver a possibilidade de pancadas de chuva para áreas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira, mas isso para a agricultura é muito pouco", pondera Manoel Rangel, meteorologista do Inmet.

De acordo com dados do Inmet, a última chuva acima de 10 milímetros na capital de Mato Grosso foi registrada no dia 06 de maio, com acumulado de pouco mais de 14 mm. Já são 109 dias sem precipitação. Em Goiânia (GO), a última chuva acima de 10 mm foi em 17 de maio, há 98 dias, com 23,6 mm.


Campo Grande (MS) é a capital que tem melhor condição de chuva nos últimos meses. A última chuva acima de 10 mm na cidade foi registrada pelo Inmet no dia 16 de julho, com acumulado de 10,2 mm. Depois disso, já são 38 dias sem precipitações consistentes na região.


Além da falta de chuvas, estados da região central do Brasil também têm enfrentado altas temperaturas nos últimos dias. Na quinta-feira (22), as três maiores máximas no país foram em, Poxoréo (MT): 40,2°C, Aragarças (GO): 39,3°C e Juara (MT): 39,2°C.

O Inmet segue os alertas de baixa umidade nesta sexta-feira com perigo em áreas de GO, MT e TO. "Umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%. Risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz", destaca o instituto meteorológico.

 
 
 

Comments


  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social

Via Fértil - Matriz 

Tangará da Serra
Fone: 
(65) 3325-1111

Av. Lions Internacional, 1081-W 

• Tangará da Serra - MT• CEP 78305-001

© 2022 Via Fértil Produtos Agropecuários 

bottom of page