top of page

Soja opera com estabilidade nesta 4ª em Chicago e busca redefinir sua direção

Os preços da soja caminham em queda nesta manhã de quarta-feira (14), mas beirando a estabilidade. Perto de 9h30 (horário de Brasília) as cotações recuavam entre 5 e 6 pontos, depois das altas do pregão anterior. Assim, o novembro/19, referência para a nova safra norte-americana, operava com US$ 8,83 por bushel. 

O mercado internacional busca agora redefinir seu caminho. Depois da divulgação dos números do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), os traders seguem acompanhando de perto o desenvolvimento da nova safra do país para entender se os dados serão confirmados efetivamente. 


Mais do que isso, o mercado se atenta também aos dados de área, aos números do Prevent Plant e à percepção dos produtores norte-americanos diante da produção de soja e milho. 

Ao mesmo tempo, atenção redobrada às questões ligadas à guerra comercial entre China e Estados Unidos. O presidente Donald Trump adiou as novas tarifas sobre produtos chineses de setembro para dezembro, o que animou o mercado e o que provoca especulações de que a China poderia sinalizar um novo gesto de boa vontade, talvez até mesmo com algumas compras de produtos agrícolas dos EUA. 


E com a proximidade do início da nova safra da América do Sul, atenção também à crise na Argentina, segundo explicam analistas e consultores de mercado. 

"O relatório do USDA e o adiamento das sobretaxas sobre produtos chineses pelos americanos impedem novas quedas. Enquanto isso, traders de olho na Argentina, onde a crise politica no país pode levar o produtor a segurar a soja para só negociar após as eleições de outubro. A crise na Argentina pode respingar até no Brasil", explica Steve Cachia, consultor da Cerealpar e da Agro Culte. 

23 visualizações0 comentário
bottom of page